Dicas

MANUTENÇÃO PREVENTIVA: GARANTIA DE MAIOR PRODUTIVIDADE.

Plantar, manejar e colher uma boa produção com certeza já está na sua lista quando falamos de produtividade, mas o que muita gente esquece de considerar dentro desse assunto é manutenção preventiva de máquinas e equipamentos utilizados no dia a dia na propriedade.

Na correria entre safras, a manutenção acaba sendo deixada de lado e isso prejudica o desempenho do seu distribuidor de fertilizantes e de todo o restante da sua frota de maquinários. Deixar de realizar as manutenções preventivas pode gerar um alto prejuízo ao produtor, tanto em horas não trabalhados com o equipamento parado quanto no custo da manutenção que fica mais alto devido ao caráter de urgência.

Você deve estar se perguntando: quando é o melhor o período para programar a manutenção preventiva e evitar os prejuízos?

O melhor período para programar a manutenção preventiva do seu distribuidor de fertilizante é logo após o término das aplicações, realizando uma análise detalhada das suas condições para garantir que no próximo uso esteja tudo funcionando corretamente. Esse planejamento te ajuda a evitar quebras e paradas indesejadas da máquina em campo.

Confira abaixo quais os principais itens que devem receber atenção especial na hora da manutenção preventiva em seu distribuidor:

– No conjunto da esteira do equipamento deve ser realizada a lubrificação periódica dos mancais, além de revisão a cada final de ciclo de aplicação nos roletes intermediários e ainda a inspeção visual da esteira de borracha e dos suplementos de borracha que fazem a vedação entre a caixa e o conjunto da esteira;

– Nas transmissões dos discos distribuidores e redutores da esteira e comporta dosadora, deve-se realizar a troca de óleo por período estimado, inspeção visual perante o aparecimento de folgas e jogo nos eixos e vazamento em tampas e retentores;

– O sistema eletro hidráulico também deve passar por uma inspeção em cabos e conectores, nível e pureza do óleo, e troca de filtro.

A falta de manutenção pode acarretar diversos problemas em seu distribuidor de fertilizantes, como o travamento dos rolos intermediários e traseiros dos distribuidores, afetando todo o sistema da máquina e até mesmo o rompimento da esteira de borracha. Além disso, a falta de troca de óleo pode resultar em desgaste nas engrenagens, rolamentos e retentores. Os filtros sujos e saturados podem impedir a passagem do óleo, comprometendo blocos, válvulas, motores e bombas.

Por isso, a dica da MP Agro é: realize as manutenções em dia e conserve seu equipamento por muitos anos.

Postagens relacionadas
Dicas

ADUBAÇÃO EM MILHO: PRÁTICAS DE NUTRIÇÃO E AUMENTO DE PRODUTIVIDADE

No cenário nacional, o milho salienta-se como um cereal que possui múltiplas características e seu consumo se dá de diferentes formas, afinal, a sua composição de nutrientes favorecem o aproveitamento…
Saiba mais
AgronegócioDicas

NITROGÊNIO NA ADUBAÇÃO: AUMENTE SUA PRODUTIVIDADE

Quando pensamos em “grandes culturas”, de cara vem na cabeça os produtos que possuem expressividade na produção alimentar no mundo. São as conhecidas commodities. As commodities são espécies vegetais que…
Saiba mais
AgronegócioDicas

Implementos em aço inox: robustez e durabilidade

Você já sabe qual é a importância de realizar a manutenção dos implementos agrícolas e quais as consequências sofridas com a falta dela, mesmo para implementos em aço inox. Além…
Saiba mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *