AgronegócioNotícias

O que esperar para a safra 22/23?

O cenário nacional sofreu alterações segundo o último boletim da Conab (em 12 de janeiro de 2023), onde a expectativa e projeção de produtividade para a safra 22/23 sofreram redução, comparado ao emitido em dezembro/22. 

Com essa mudança em projeções, consideramos fatores climáticos como um dos grandes gargalos desse problema, aliado a fatores de genética, manejo e condução de adubações e controles fitossanitários.  

Comparado à safra anterior, a previsão para milho é de 125,1 milhões de toneladas produzidas, ainda sim um aumento esperado de 10,9% comparado a safra anterior.

Tal aumento se dá principalmente pela área de milho aumentada para segunda safra em conjunto da recuperação de produtividade projetada em campo. Vale ressaltar que a projeção de aumento de área plantada para safra 22/23 é de 3,4% e 7,3% da produtividade do setor.  

No caso da primeira safra de milho, a perspectiva no sul do país teve maior influência pelo regime hídrico, uma vez que esse se fez ausente e/ou irregular em boa parte do Rio Grande do Sul.

Atrelado ao fator hídrico, a temperatura tem levado o milho a entrar em senescência, prejudicando fortemente o estágio reprodutivo. Como consequência, percebeu-se plantas de porte baixo, folhas menores, grãos pequenos, poucos grãos por espigas e, consequentemente, produtividade significativamente em queda. 

Mesmo com os parâmetros baseando aumento comparado a safra anterior e, mesmo considerando quebras produtivas decorrentes a fatores climáticos, a balança comercial, segundo a Conab, está projetada com volume de importação em 2,8 milhões de tonelada do grão, mantendo estabilizado comparado a 21/22.

Embora a importação esteja equilibrada no comparativo, a estimativa para exportação na safra 22/23 está em 45 milhões de toneladas alinhada à maior demanda internacional, caracterizando um aumento de 3,4% comparado a safra anterior. 

No entanto, no caso da cultura da soja, a projeção de produtividade em grãos para essa safra teve uma redução de 153,48 milhões de toneladas para 152,71 milhões, motivado principalmente pela revisão em áreas plantadas e produtividades em relação ao último relatório. Estima-se que o esmagamento do grão de soja no ano de 2023 passe de 50 milhões para 52,74 milhões, em razão da continuidade do uso de biodiesel ao diesel em 10% no primeiro trimestre.  

Em relação ao farelo da soja, o aumento da estimativa para esmagamento e produção passa dos 40 milhões de toneladas, comparado com 38,8 milhões projetado no último boletim Conab (dezembro/22). Assim, as exportações tendem a continuar elevadas, passando dos 19 milhões de toneladas, menor comparado ao ano anterior.  

Por outro lado, podemos manter o otimismo em relação a esse cenário para óleo de soja. Há expectativa de elevação no percentual de biodiesel ao diesel em 2023, aumentando assim a produção e demanda do biodiesel, gerando aumento nas vendas internas do óleo. Projetado em 9,15 milhões de toneladas, caracteriza-se um aumento de, aproximadamente, 8% na projeção de dezembro/2022. Com isso, a projeção atual é de 10,75 milhões de toneladas produzidas, comparado a 10,26 milhões apresentadas no relatório de 2022.  

A MP Agro

Industria 100% brasileira: Estamos no mercado há mais de 10 anos, e desde então proporcionamos inovação, tecnologia, qualidade e responsabilidade para o campo.

Fale com nossos consultores e conheça nossas soluções para a sua lavoura. 

Postagens relacionadas
Notícias

Distribuidor autopropelido é opção para fazer adubação parcelada no milho

Empresa paulista oferece equipamento que facilita a operação e ainda promove a sustentabilidade com o aproveitamento de maquinário antigo da fazenda O conceito de reuso no campo vem de encontro…
Saiba mais
Notícias

Equipamento que abastece rápido pulverizadores gera 50% de eficiência no processo de aplicação

Equipamento que abastece rápido pulverizadores gera 50% de eficiência no processo de aplicação 4 de agosto de 2023 O trabalho no campo exige muito esforço do produtor e suas equipes…
Saiba mais
Agronegócio

Como utilizar o Plano Safra 2023/2024 para renovar os maquinários

Diante de um cenário de instabilidade e incertezas da economia, como o atual, é comum ter dúvidas sobre qual o momento certo para realizar os investimentos.  Com certeza, a melhor…
Saiba mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *