Notícias

Equipamento que abastece rápido pulverizadores gera 50% de eficiência no processo de aplicação

Equipamento que abastece rápido pulverizadores gera 50% de eficiência no processo de aplicação

4 de agosto de 2023

O trabalho no campo exige muito esforço do produtor e suas equipes para que o investimento feito para produzir dê retorno após a colheita. Dessa forma, toda inovação que chega para contribuir com um trabalho mais tecnificado é bem-vinda. O Bunker 15.000, um tanque de abastecimento rápido para pulverizadores, traz esse conceito de solução revolucionária e vem trazendo mais produtividade operacional, melhorando eficiência de tempo e economia em todo o processo dessa importante operação agrícola.

Antes do equipamento, lançado e patenteado pela MP Agro Máquinas Agrícolas, a única forma de abastecimento do pulverizador em operação era com o deslocamento dessa máquina até a usina de pré-calda. Isso é comum em médias e grandes propriedades, onde o local onde ficam os produtos, seguindo a legislação, são instalados a quilômetros de distância dos talhões. Desse modo, para ir abastecer e voltar, leva-se um tempo operacional precioso, que acaba por onerar o custo da lavoura.

Com o Bunker, o pulverizador não sai da lavoura. O tanque fica à beira da estrada, em frente ao talhão, faz a conexão de mangueira e realiza o abastecimento rapidamente devido a sua alta vazão. A solução tem potencial de abastecimento de até seis cargas por tanque, considerando pulverizadores de 2.500 litros, e leva somente oito minutos para essa etapa, que é o tempo para o operador descer do caminhão, colocar luvas, conectar ao autopropelido, acionar o sistema e abastecer.

Eficiência comprovada

Estudo feito pela empresa desenvolvedora do tanque em um grupo agrícola, durante o trabalho de aplicação, mostrou que para sair da lavoura, percorrer o caminho até a usina de calda, abastecer e voltar, são gastos em média 40 minutos pelo pulverizador. Com a redução de tempo desse processo para oito minutos, trabalhando com Bunker, houve um ganho expressivo na eficiência operacional.

As análises consideraram no cálculo o tempo da jornada de trabalho, tempos de abastecimento em ambas as situações, áreas aplicadas em ambas as situações, e o resultado mostrou que é possível aplicar 50% mais área que no processo anterior.

Willian Sartori, coordenador de Pesquisa & Desenvolvimento da MP Agro, acrescenta que a solução beneficia ainda fatores como qualidade da calda, menor desgaste do pulverizador, economia de combustível e segurança dos trabalhadores. O produto possui sistema de agito em seu reservatório para homogeneizar a calda antes do abastecimento e esse processo não deixa o produto decantar. “Isso evita entupimento de bicos do pulverizador, porque a calda estará homogênea, reduzindo parada e aumentando disponibilidade de máquina para operação.

Além disso, quando a máquina de pulverização percorre as estradas da fazenda, leve, sem carga, está sujeita à quebra de barras pela trepidação, com o Bunker o equipamento não precisa mais sair do talhão e, sendo assim, não corre o risco de quebra em atividades fora da operação. Também pelo fato de não sair do talhão temos a economia de combustível, uma vez que o Bunker fará os trechos de carga abastecendo mais de um pulverizador, desta forma reduzimos o consumo de diesel na operação. Essas são vantagens operacionais que o tanque proporciona”, explica.

Outro diferencial da solução da MP Agro é seu sistema de abastecimento rápido com duplo bocal, feito pela parte inferior do tanque, proporcionando facilidade, segurança e ergonomia. E depois da operação, o Bunker pode ser limpo através de bocais de limpeza instalados na parte superior, sem necessidade de entrar no equipamento, sendo mais seguro e prático para o operador.

Mais caracteristicas

Assim como os produtos já consolidados da empresa, o tanque de abastecimento também é fabricado 100% em aço inox, inclusive sua bomba de calda, favorecendo sua longevidade. Possui sistema de manobra de válvulas simplificado, que possibilita comutar entre agito e abastecimento de forma simples, agilizando o processo no dia a dia. E ainda sistema de bombeamento híbrido, sendo o manual, onde o operador pode controlar o volume a ser abastecido no pulverizador, ou automático, onde utilizamos sensores instalados em nosso equipamento que farão o controle de volume de abastecimento automaticamente.

“O Bunker 15.000 é um implemento com um ótimo custo-benefício, voltado para a otimização e redução dos impactos gerados no processo operacional de abastecimento de autopropelidos pulverizadores. Com o objetivo de elevar a eficiência de abastecimento, o equipamento é indicado para calda pronta de herbicidas, fungicidas, inseticidas e até mesmo fertilizantes líquidos”, finaliza Sartori.

Veja como melhorar o seu rendimento operacional no processo de pulverização no e-book que preparamos para você: https://mpagro.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/08/Ebook-Bunker_final-1.pdf

Postagens relacionadas
Notícias

Distribuidor autopropelido é opção para fazer adubação parcelada no milho

Empresa paulista oferece equipamento que facilita a operação e ainda promove a sustentabilidade com o aproveitamento de maquinário antigo da fazenda O conceito de reuso no campo vem de encontro…
Saiba mais
Notícias

Sistema traseiro de distribuidores gera maior precisão

Implementos das linhas da MP Agro Máquinas Agrícolas estarão expostos durante a Expo Coopercitrus – Feira de Negócios 2023, que acontece de 24 a 28 de julho, em Bebedouro-SP O…
Saiba mais
Notícias

Distribuidores de alto alcance poderão ser conhecidos na Bahia Farm Show

Empresa Paulista apresenta durante o evento, em Luís Eduardo Magalhães, de 6 a 10 de junho, melhorias nos já consagrados equipamentos de aço inox, agora dotados de maior precisão, alcançando…
Saiba mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *