Dicas

ADUBAÇÃO EM MILHO: PRÁTICAS DE NUTRIÇÃO E AUMENTO DE PRODUTIVIDADE

No cenário nacional, o milho salienta-se como um cereal que possui múltiplas características e seu consumo se dá de diferentes formas, afinal, a sua composição de nutrientes favorecem o aproveitamento do vegetal.

Com diversas áreas de cultivo espalhadas pelo Brasil, o país destaca-se em terceiro lugar como um dos países com maior produção de milho.

E pensando nisso, separamos algumas práticas que antecedem e auxiliam a adubação de milho e que vai te ajudar a ter maior produtividade em sua safra. Confira!

CARACTERÍSTICAS DO MILHO

Da família das Poáceas, o milho é cientificamente conhecido como Zea mays e faz parte do grupo de plantas C4, isto é, possui ampla adaptabilidade em condições desfavoráveis. Para o seu cultivo, a temperatura ideal é de 24 a 30ºC e seu ciclo é anual.

No geral, o seu desenvolvimento é influenciado por alguns fatores, como: temperatura, disponibilidade hídrica, fertilidade do solo, radiação solar e do fotoperíodo.

COMO PREPARAR O SOLO PARA A CULTURA?

Antes de tudo, é importante você saber que para iniciar o preparo de cultivo de milho, o solo vai precisar ser analisado de forma química e física para a compreensão da necessidade de nutrição. 

Durante a análise, o pH do solo é investigado de forma que o produtor entenda o histórico da terra e conduza de forma eficaz a correção para o manejo da adubação em milho. 

Quanto a correção do solo sua principal função é aumentar o potencial da produtividade, para que o vegetal possa crescer e se desenvolver de forma saudável. Além disso, a correção também auxilia no controle de pragas e doenças que podem prejudicar a lavoura. 

Por esse motivo, as áreas de cultivo são separadas de acordo com a igualdade dos fatores, como: topografia, disponibilidade química de nutrientes, tipo de solo e produtividade, assim a correção do solo poderá atingir pontos essenciais para receber a adubação nos diferentes talhões.

NITROGÊNIO NA ADUBAÇÃO EM MILHO

O nitrogênio é um macronutriente fundamental para garantir o crescimento do milho, é absorvido ainda no início da vida do vegetal impactando no aumento da produtividade.

E considerando a meta de produtividade em milho, a adubação em cobertura será uma aliada, pois irá proporcionar melhor distribuição em área total examinando os níveis de nutrientes conforme a necessidade da cultura, que resulta em um desenvolvimento significativo do milho.

A cultura do milho é uma das que mais utilizam nitrogênio em sua nutrição, pois é um produtor de energia que potencializa o crescimento da planta e a aplicação de fertilizantes nitrogenados garantem diversos benefícios como grãos com maior teor de proteínas primordiais para a alimentação humana e animal.

MAS, QUAL É O MANEJO DA ADUBAÇÃO NITROGENADA EM MILHO?

O nitrogênio apresenta grandes resultados quando distribuído de forma adequada, afinal, é um fertilizante que quando liberado sobre a superfície da planta chega a alcançar a raiz como NO3- ou NH4+, transformando-se em aminoácidos.

Dependendo das características química e física do solo, a aplicação do nitrogênio em quantidades exageradas pode resultar em perdas, até porque, a planta só terá a capacidade de assimilar uma parte do nutriente aplicado.

A melhor maneira de aproveitar a adubação do nitrogênio é dividindo-a em duas parcelas, pois o vegetal irá absorver o nutriente de forma mais eficaz – e você poderá determinar a fase observando a planta – a primeira é quando existem de três a quatro folhas verdadeiras (V3) e, a segunda é quando a planta tem de sete a oito folhas (V6).

Outro ponto muito importante é a irrigação, quando o solo está com excesso de água, é possível que haja lixiviação (ser dissolvido em água no solo), o que diminui a disponibilidade do nitrogênio no solo. A ureia é um exemplo claro disso, pois se o solo estiver úmido ela perde suas propriedades e haverá o aumento do PH, facilitando a perda por volatilização.

Quando o processo da análise do solo é considerado primordial, todas as práticas restantes de manejo são bem-sucedidas, o que resulta em alta produtividade e, consequentemente, impacta na rentabilidade do produtor.

CONCLUSÃO

Pensando na cultura do milho, as práticas para manejar o solo devem iniciar com a análise química e física do solo, para a compreensão das condições da terra e suas necessidades de nutrição.

Com a aplicação da adubação nitrogenada em milho, as implicações da cultura serão eficientes, resultando em plantações saudáveis, com alto teor de proteínas e com um aumento significativo na produtividade. 

Separamos para você informações adicionais sobre as melhores práticas de adubação em milho, saiba mais aqui!

Postagens relacionadas
AgronegócioDicas

NITROGÊNIO NA ADUBAÇÃO: AUMENTE SUA PRODUTIVIDADE

Quando pensamos em “grandes culturas”, de cara vem na cabeça os produtos que possuem expressividade na produção alimentar no mundo. São as conhecidas commodities. As commodities são espécies vegetais que…
Saiba mais
AgronegócioDicas

Implementos em aço inox: robustez e durabilidade

Você já sabe qual é a importância de realizar a manutenção dos implementos agrícolas e quais as consequências sofridas com a falta dela, mesmo para implementos em aço inox. Além…
Saiba mais
Dicas

5 consequências da falta de manutenção dos implementos agrícolas

Nós já falamos aqui do porquê a manutenção dos implementos agrícolas é necessária, o que é a manutenção, quais os tipos de manutenção e qual o melhor período para realizá-la….
Saiba mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *