Dicas

Melhores práticas com fertilizantes e corretivos

O cuidado no manejo de fertilizantes é uma prática fundamental e um processo importantíssimo na garantia de uma boa produtividade e também na economia dos custos de produção.

O termo BPM (boas práticas de manejo) é muito conhecido nos sistemas de produção de pastagem, e também um recurso indispensável na agricultura, pois garante o sucesso e o retorno econômico com ações aplicadas a partir de pesquisas, para proporcionar a melhor combinação entre desempenho econômico, social e ambiental.

Corretivos de Solo

Corretivos de solos são os produtos capazes de neutralizar a acidez dos solos e repor nutrientes vegetais, principalmente cálcio e magnésio.
Os solos brasileiros, em sua grande maioria, são ácidos, ou seja, com níveis elevados de alumínio, baixos níveis de fósforo, dificultando a absorção dos nutrientes pelas plantas e aumentando os custos da fertilização. A acidez de um solo é devida à presença de H+ livres, gerados por componentes ácidos presentes no solo (ácidos orgânicos, fertilizantes nitrogenados, etc.). Já os corretivos possuem componentes básicos para gerar OH-, responsável por promover a neutralização.

O Calcário, por exemplo, fornece cálcio (CaO) e magnésio (MgO), neutralizando o efeito fitotóxico do alumínio e potencializando a posterior aplicação dos fertilizantes. A aplicação desse corretivo, também conhecido como calagem, é uma das práticas que mais contribui para o aumento da produtividade, pois aumenta a eficiência dos fertilizantes.

Já o gesso agrícola é muito utilizado em solos salinos e sódicos, pois fornece o cálcio e enxofre e, também, melhora o ambiente em subsuperfície. Para solos salinos e sódicos, o gesso é utilizado, também, como corretivo. Entretanto, por ser uma fonte mais solúvel do que o calcário, o gesso não promove a neutralização da acidez do solo.

NPK

Tão importante quanto a prática de correção de solo, a adubação com fertilizantes é indispensável para que seu desenvolvimento seja o melhor possível. Entre os 20 minerais necessários destacam-se os três macronutrientes mais comuns: nitrogênio, fósforo e potássio (NPK).

Atentar-se para qual é a época em que cada planta mais demanda os nutrientes é fundamental para evitar uma aplicação errada ou perdida. O excesso de químicos pode interferir no metabolismo da planta, prejudicando seu desenvolvimento e provocando, inclusive, queimaduras, por isso é importante manter uma análise durante todo o desenvolvimento da planta e utilizar as tecnologias de precisão, que garantem assertividade na quantidade de adubo em cada região do talhão, respeitando as necessidades e limites da cultura.

Postagens relacionadas
Dicas

ADUBAÇÃO EM MILHO: PRÁTICAS DE NUTRIÇÃO E AUMENTO DE PRODUTIVIDADE

No cenário nacional, o milho salienta-se como um cereal que possui múltiplas características e seu consumo se dá de diferentes formas, afinal, a sua composição de nutrientes favorecem o aproveitamento…
Saiba mais
AgronegócioDicas

NITROGÊNIO NA ADUBAÇÃO: AUMENTE SUA PRODUTIVIDADE

Quando pensamos em “grandes culturas”, de cara vem na cabeça os produtos que possuem expressividade na produção alimentar no mundo. São as conhecidas commodities. As commodities são espécies vegetais que…
Saiba mais
AgronegócioDicas

Implementos em aço inox: robustez e durabilidade

Você já sabe qual é a importância de realizar a manutenção dos implementos agrícolas e quais as consequências sofridas com a falta dela, mesmo para implementos em aço inox. Além…
Saiba mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *