Dicas

5 consequências da falta de manutenção dos implementos agrícolas

Manutenção implementos agrícolas

Nós já falamos aqui do porquê a manutenção dos implementos agrícolas é necessária, o que é a manutenção, quais os tipos de manutenção e qual o melhor período para realizá-la.

Agora que você já sabe a importância de manter em dia a manutenção dos implementos agrícolas, vamos falar um pouco sobre as principais consequências para quem deixa de realizar a manutenção.

AUMENTO DO CUSTO PRODUTIVO

A ausência da manutenção dos implementos agrícolas implica diretamente na queda do rendimento operacional. Isso acontece porque ocasiona paradas desnecessárias ou sem planejamento, para execução de processos de manutenção.

Essas paradas inesperadas e sem planejamento resultam no aumento do custo produtivo, levando em consideração a hora de trabalho do operador, diesel, peças e tempo operacional gasto.  

EFICIÊNCIA REDUZIDA

O implemento agrícola que não tem manutenção frequente apresenta eficiência reduzida. Esse fator ocorre devido a mecanismos mal revisados ou mal lubrificados e, até mesmo pela falta da troca de componentes considerados simples e corriqueiros, mas que são de grande importância na complexidade do processo.

ALTO CUSTO DE MANUTENÇÃO

Custos maiores, pois, em alguns casos em que não se executa as devidas manutenções e cuidados, a troca integral de componentes podem elevar os custos comparado a simples manutenções periódicas.

FALTA DE PROFISSIONAL QUALIFICADO

Em uma falha não prevista de um implemento agrícola que não recebeu a correta manutenção, é necessário correr para resolver o problema e evitar um longo período de parada.

Nessas situações, pode ser difícil de encontrar um profissional qualificado para execução de trabalhos mais complexos, ainda mais aqueles que podem ser evitados por manutenções preventivas, preditivas e detectiva.

COMPROMETIMENTO DE TODA A CADEIA PRODUTIVA

Planejamento não seguido pode gerar consequências em efeito cascata, comprometendo outras áreas e setores de suma importância para o manejo agrícola, e podendo reduzir a estimativa e projeção de produtividade.  

Todas essas consequências da falta de manutenção dos implementos agrícolas são prejudiciais para o sucesso do seu negócio.

Apesar dos desafios de gerenciar todas as operações durante a safra, a manutenção dos implementos agrícolas precisa de sua atenção. Programe essas paradas para o período contrário ao de maior uso e evite prejuízos.

A MP Agro

Mantenha seu distribuidor de fertilizantes MP Agro com a manutenção em dia para garantir maior vida útil da estrutura e componentes. Após o uso, lave o equipamento para manter a durabilidade do aço inox. Nossa equipe técnica especialista está a disposição para te auxiliar em caso de dúvidas.

Fale com nossos representantes e conheça nossas soluções para a sua lavoura.

Postagens relacionadas
Dicas

ADUBAÇÃO EM MILHO: PRÁTICAS DE NUTRIÇÃO E AUMENTO DE PRODUTIVIDADE

No cenário nacional, o milho salienta-se como um cereal que possui múltiplas características e seu consumo se dá de diferentes formas, afinal, a sua composição de nutrientes favorecem o aproveitamento…
Saiba mais
AgronegócioDicas

NITROGÊNIO NA ADUBAÇÃO: AUMENTE SUA PRODUTIVIDADE

Quando pensamos em “grandes culturas”, de cara vem na cabeça os produtos que possuem expressividade na produção alimentar no mundo. São as conhecidas commodities. As commodities são espécies vegetais que…
Saiba mais
AgronegócioDicas

Implementos em aço inox: robustez e durabilidade

Você já sabe qual é a importância de realizar a manutenção dos implementos agrícolas e quais as consequências sofridas com a falta dela, mesmo para implementos em aço inox. Além…
Saiba mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *