Dicas

Desafios e tecnologias para aumentar sua produtividade

Vinda de uma sequência de boas safras, a soja é hoje um dos destaques da agricultura nacional. Esse resultado tem contribuído para que os produtores desse grão estejam em constante busca por novas tecnologias e boas práticas para aumentar cada vez mais a produtividade das suas lavouras.

O objetivo é claro: produzir mais com menor custo e, assim, garantir competitividade para o produto, sem se esquecer da qualidade dos grãos e dos cuidados com o meio ambiente. Por isso, estar atento às novidades e apostar em tecnologias que te auxiliam no aumento da produção, economia e sustentabilidade é imprescindível para alcançar esse objetivo.

Agora vamos ao que interessa: quais as tecnologias que podem te ajudar a aumentar a produtividade? Isso é o que nós vamos te contar nesse post.

OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELO PRODUTOR DE SOJA

Os números e recordes impressionam quem lê e assiste as notícias sobre a produção de soja safra após safra, mas a realidade é que não é nada fácil alcançar esse resultado e o produtor precisa enfrentar inúmeros desafios, como:

– Custos de produção elevados;

– Dificuldade no acesso a novas tecnologias;

– Variação do preço de venda devido a fatores econômicos nacionais e internacionais;

– Baixa qualidade dos insumos;

– Fatores climáticos, como falta ou excesso de chuva;

– Proliferação de pragas e doenças;

– Compactação do solo.

Apesar dos desafios no cultivo do grão, a escolha de tecnologias tem contribuído significativamente para o aumento da qualidade e produtividade na lavoura.

Agricultura de precisão

A agricultura de precisão utiliza a tecnologia para avaliação do solo e da colheita, mapeamento de pragas e doenças e medição da produtividade da lavoura de uma maneira geral, auxiliando o produtor com:

– Análise localizada do solo, permitindo tratamento diferente de áreas do mesmo terreno;

– Uso de fertilizantes e defensivos em taxas variadas, conforme a necessidade real;

– Mapeamento de pragas e doenças constantemente;

– Medição de colheita.

Graças a essa tecnologia, o produtor consegue direcionar os insumos para as partes do solo que realmente precisam receber esse complemento, gerando economia, redução do custo de produção, aumento da produtividade e diminuição do impacto ambiental.

Se você ainda tem dúvidas sobre agricultura de precisão, assista o vídeo a seguir com uma prosa sobre a importância dessa tecnologia para o produtor:

Transferência de tecnologia

Essa prática fundamental tem sido muito incentivada pela Embrapa, associações de produtores e fornecedores do setor agrícola, e visa a troca de informações entre produtores, fornecedores, profissionais da agronomia e demais envolvidos nas atividades no campo, como forma de atualização para garantir a competitividade aos produtores.

CUIDADOS BÁSICOS, MAS IMPORTANTES PARA PRODUÇÃO DE SOJA

As tecnologias têm revolucionado as práticas agrícolas e trazido números surpreendentes e animadores para os produtores. Entretanto, existem alguns cuidados básicos que não podem ser negligenciados pelo produtor, pois podem reduzir a produtividade da safra.

Veja agora os principais pontos que precisam da sua atenção durante o planejamento do ciclo produtivo:

Escolha das sementes:

Optar por um insumo de alta qualidade é essencial para garantir maior vigor à germinação. Isso é importante porque ao ser plantada no solo, a semente encontra condições adversas como temperatura e umidade e, se ela for de alta qualidade, as chances de resistir e germinar serão muito maiores.

Regulagem das plantadeiras:

Precisamos lembrar que a janela de plantio geralmente é curta, portanto, essa operação tem que ser precisa e sem grandes dificuldades para que não tenha atraso. Quando o equipamento não está regulado corretamente, a lavoura pode apresentar baixa germinação e falhas.

Adequação da área:

Uma das etapas mais importantes, a preparação do solo precisa ser feita para garantir uma boa safra, independente da cultura, mas principalmente para a soja, que é uma cultura sensível à supercalagem. Então realizar as análises de solo serão necessárias para garantir a boa manutenção do solo.  

Controle de pragas:

Controlar as pragas é de suma importância pois esses invasores podem destruir a produção se não forem tomados todos os cuidados necessários. Para isso, é necessário estar atento a alguns pontos:

– Identificar corretamente a praga;

– Dosar o produto de acordo com a recomendação do fabricante;

– Cuidar da manutenção dos pulverizadores;

– Estar atento às condições atmosféricas antes, durante e após a aplicação;

– Monitorar populações de insetos resistentes aos defensivos.

Colheita:

A colheita exige cuidados para garantir a boa produtividade e preparar o solo para o plantio da safra seguinte. Uma das principais práticas incluem a dessecação pré-plantio com uso de herbicidas para controlar daninhas, uniformizar a área e antecipar a colheita. É preciso ficar atento, porque o grão da soja pode não estar totalmente formado, estando esverdeado e com muita umidade. Para garantir melhores resultados, recomenda-se:

– Dessecar quando houver a presença de hastes verdes e retenção de folhas;

– Colher sete dias após a dessecação, pelo menos.

Gostou de saber mais sobre os desafios enfrentados pelo produtor de soja e as tecnologias que auxiliam no aumento da produtividade? Então compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e nos ajude a levar informações para mais pessoas!

Postagens relacionadas
AgronegócioDicas

Descubra como os equipamentos MP Agro podem te ajudar a produzir mais!

O aumento da população mundial tem colocado a demanda por alimentos em níveis cada vez mais altos, apontando ao agronegócio a necessidade de produzir mais e melhor, ao passo que…
Saiba mais
AgronegócioDicas

Manejo de nitrogênio para alta produtividade na lavoura de milho

Toda a nutrição com o nitrogênio está diretamente relacionado ao bom funcionamento da planta e sua capacidade produtiva. Portanto, o manejo de nitrogênio é um aspecto fundamental para o manejo de alta produtividade na lavoura de milho.
Saiba mais
Dicas

Melhores práticas com fertilizantes e corretivos

O cuidado no manejo de fertilizantes é uma prática fundamental e um processo importantíssimo na garantia de uma boa produtividade e também na economia dos custos de produção. O termo…
Saiba mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.