Agronegócio

Planejamento inteligente para sua safra

Ao dar início a uma nova safra, o primeiro passo é planejar! Entender bem as necessidades da cultura a ser plantada, o tipo de manejo, o estoque e o planejamento financeiro são passos fundamentais para garantir rentabilidade e sucesso na produção.

O produtor rural deve prever as ações a serem tomadas no decorrer do ano de cultivo e traças suas metas, lembrando que ouvir a opinião dos trabalhadores pode ajudar muito na hora de identificar pontos que precisam ser levados em consideração.

O mercado agrícola está vivendo um momento ímpar no qual, os produtores rurais que estavam acostumados a fecham a compra de sementes, fertilizantes e defensivos agrícolas muito antes de começar o plantio, agora também precisam começar a planejar suas compras de maquinário com grande antecedência, uma vez que o mercado está altamente aquecido.

Para realizar esse planejamento antecipado, você deve entender a necessidade desses bens necessários e os seus custos.

Decidir o nível de tecnologia que pretende utilizar e qual é a produtividade que você almeja, além de entender sua capacidade operacional.

O produtor rural tem que seguir calendário de plantio para evitar prejuízos, monitorar a safra e ter sempre em mente os riscos e como contê-los.

O produtor rural deve saber quais pragas, doenças e plantas daninhas que dificultam a sua produção, para ter pronto um planejamento das medidas de controle a serem tomadas ao longo da safra.

Além disso, existem quatro fatores-chave que você deve ficar atento durante o planejamento.

– Verificar os erros cometidos em safras anteriores

– Saber o histórico da área vai te garantir segurança na hora de tomar certas decisões.

– Unir ao planejamento financeiro e de estoque

Maquinário

Uma atividade indispensável e que pode interferir negativamente na produtividade se não for realizada é a manutenção preventiva dos maquinários, além de analisar a logística de uso durante todos os processos na fazenda.  Portanto, logo após a safra é interessante realizar a manutenção e regulagens das máquinas e implementos, para que, ao iniciar a nova safra, não sofra atrasos nas operações de preparo do solo, adubação e semeadura. Leia mais sobre manutenção preventiva na matéria: https://mpagro.com.br/blog/dicas/manutencao-preventiva-garantia-de-maior-produtividade/

Postagens relacionadas
Agronegócio

Como reaproveitar um pulverizador autopropelido usado

Uma solução para isso, que vem sendo muito buscada pelo produtor já há algum tempo, é a transformação do equipamento de pulverizador para distribuidor de fertilizantes.
Saiba mais
AgronegócioDicas

Manejo de nitrogênio para alta produtividade na lavoura de milho

Toda a nutrição com o nitrogênio está diretamente relacionado ao bom funcionamento da planta e sua capacidade produtiva. Portanto, o manejo de nitrogênio é um aspecto fundamental para o manejo de alta produtividade na lavoura de milho.
Saiba mais
Agronegócio

Adubação de sistema e rentabilidade da rotação entre soja e milho

Adotar a adubação de sistema tem sido cada vez mais comum nas regiões produtivas, como uma estratégia mais avançada no manejo nutricional de lavouras com duas ou mais culturas em…
Saiba mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.