Dicas

Desafios e tecnologias para aumentar sua produtividade

Vinda de uma sequência de boas safras, a soja é hoje um dos destaques da agricultura nacional. Esse resultado tem contribuído para que os produtores desse grão estejam em constante busca por novas tecnologias e boas práticas para aumentar cada vez mais a produtividade das suas lavouras.

O objetivo é claro: produzir mais com menor custo e, assim, garantir competitividade para o produto, sem se esquecer da qualidade dos grãos e dos cuidados com o meio ambiente. Por isso, estar atento às novidades e apostar em tecnologias que te auxiliam no aumento da produção, economia e sustentabilidade é imprescindível para alcançar esse objetivo.

Agora vamos ao que interessa: quais as tecnologias que podem te ajudar a aumentar a produtividade? Isso é o que nós vamos te contar nesse post.

OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELO PRODUTOR DE SOJA

Os números e recordes impressionam quem lê e assiste as notícias sobre a produção de soja safra após safra, mas a realidade é que não é nada fácil alcançar esse resultado e o produtor precisa enfrentar inúmeros desafios, como:

– Custos de produção elevados;

– Dificuldade no acesso a novas tecnologias;

– Variação do preço de venda devido a fatores econômicos nacionais e internacionais;

– Baixa qualidade dos insumos;

– Fatores climáticos, como falta ou excesso de chuva;

– Proliferação de pragas e doenças;

– Compactação do solo.

Apesar dos desafios no cultivo do grão, a escolha de tecnologias tem contribuído significativamente para o aumento da qualidade e produtividade na lavoura.

Agricultura de precisão

A agricultura de precisão utiliza a tecnologia para avaliação do solo e da colheita, mapeamento de pragas e doenças e medição da produtividade da lavoura de uma maneira geral, auxiliando o produtor com:

– Análise localizada do solo, permitindo tratamento diferente de áreas do mesmo terreno;

– Uso de fertilizantes e defensivos em taxas variadas, conforme a necessidade real;

– Mapeamento de pragas e doenças constantemente;

– Medição de colheita.

Graças a essa tecnologia, o produtor consegue direcionar os insumos para as partes do solo que realmente precisam receber esse complemento, gerando economia, redução do custo de produção, aumento da produtividade e diminuição do impacto ambiental.

Se você ainda tem dúvidas sobre agricultura de precisão, assista o vídeo a seguir com uma prosa sobre a importância dessa tecnologia para o produtor:

Transferência de tecnologia

Essa prática fundamental tem sido muito incentivada pela Embrapa, associações de produtores e fornecedores do setor agrícola, e visa a troca de informações entre produtores, fornecedores, profissionais da agronomia e demais envolvidos nas atividades no campo, como forma de atualização para garantir a competitividade aos produtores.

CUIDADOS BÁSICOS, MAS IMPORTANTES PARA PRODUÇÃO DE SOJA

As tecnologias têm revolucionado as práticas agrícolas e trazido números surpreendentes e animadores para os produtores. Entretanto, existem alguns cuidados básicos que não podem ser negligenciados pelo produtor, pois podem reduzir a produtividade da safra.

Veja agora os principais pontos que precisam da sua atenção durante o planejamento do ciclo produtivo:

Escolha das sementes:

Optar por um insumo de alta qualidade é essencial para garantir maior vigor à germinação. Isso é importante porque ao ser plantada no solo, a semente encontra condições adversas como temperatura e umidade e, se ela for de alta qualidade, as chances de resistir e germinar serão muito maiores.

Regulagem das plantadeiras:

Precisamos lembrar que a janela de plantio geralmente é curta, portanto, essa operação tem que ser precisa e sem grandes dificuldades para que não tenha atraso. Quando o equipamento não está regulado corretamente, a lavoura pode apresentar baixa germinação e falhas.

Adequação da área:

Uma das etapas mais importantes, a preparação do solo precisa ser feita para garantir uma boa safra, independente da cultura, mas principalmente para a soja, que é uma cultura sensível à supercalagem. Então realizar as análises de solo serão necessárias para garantir a boa manutenção do solo.  

Controle de pragas:

Controlar as pragas é de suma importância pois esses invasores podem destruir a produção se não forem tomados todos os cuidados necessários. Para isso, é necessário estar atento a alguns pontos:

– Identificar corretamente a praga;

– Dosar o produto de acordo com a recomendação do fabricante;

– Cuidar da manutenção dos pulverizadores;

– Estar atento às condições atmosféricas antes, durante e após a aplicação;

– Monitorar populações de insetos resistentes aos defensivos.

Colheita:

A colheita exige cuidados para garantir a boa produtividade e preparar o solo para o plantio da safra seguinte. Uma das principais práticas incluem a dessecação pré-plantio com uso de herbicidas para controlar daninhas, uniformizar a área e antecipar a colheita. É preciso ficar atento, porque o grão da soja pode não estar totalmente formado, estando esverdeado e com muita umidade. Para garantir melhores resultados, recomenda-se:

– Dessecar quando houver a presença de hastes verdes e retenção de folhas;

– Colher sete dias após a dessecação, pelo menos.

Gostou de saber mais sobre os desafios enfrentados pelo produtor de soja e as tecnologias que auxiliam no aumento da produtividade? Então compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e nos ajude a levar informações para mais pessoas!

Postagens relacionadas
Dicas

ADUBAÇÃO EM MILHO: PRÁTICAS DE NUTRIÇÃO E AUMENTO DE PRODUTIVIDADE

No cenário nacional, o milho salienta-se como um cereal que possui múltiplas características e seu consumo se dá de diferentes formas, afinal, a sua composição de nutrientes favorecem o aproveitamento…
Saiba mais
AgronegócioDicas

NITROGÊNIO NA ADUBAÇÃO: AUMENTE SUA PRODUTIVIDADE

Quando pensamos em “grandes culturas”, de cara vem na cabeça os produtos que possuem expressividade na produção alimentar no mundo. São as conhecidas commodities. As commodities são espécies vegetais que…
Saiba mais
AgronegócioDicas

Implementos em aço inox: robustez e durabilidade

Você já sabe qual é a importância de realizar a manutenção dos implementos agrícolas e quais as consequências sofridas com a falta dela, mesmo para implementos em aço inox. Além…
Saiba mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *