Dicas

Por que a manutenção dos implementos agrícolas é necessária? 

implemento agrícola MP Agro sendo carregado de calcário por trator

Sabemos que o sucesso de uma safra está relacionado há diversos fatores, dentre eles a influência biótica e climática sobre a produtividade vegetativa, mas também a manutenção dos equipamentos agrícolas.  

Entretanto, outras questões externas também são importantes de serem consideradas, visto que há influência direta no processo de produção, como é o caso das máquinas e implementos agrícolas, que ampliam o trabalho humano através da mecanização.  

Por isso, executar manutenções adequadas, aliado ao correto armazenamento das máquinas, aumenta a eficiência do trabalho, minimizando perdas de tempo com paradas para correção de eventuais problemas. 

Durante as etapas de uma safra, com janelas de tempo tão específicas para a realização de cada uma delas, a parada de um implemento agrícola pode colocar em risco o tão esperado bom resultado ao final. 

Pensando nisso, reunimos algumas informações importantes para que você entenda por que as máquinas e implementos agrícolas precisam de manutenção. Confira: 

O que significa a manutenção dos implementos agrícolas? 

A manutenção em máquinas e implementos agrícolas é, de forma simples, um conjunto de procedimentos que visam manter a integridade física, elétrica e hidráulica dos equipamentos.  

Quando bem executada, proporciona as condições ideais de funcionamento, prolongando a vida útil desses equipamentos, evitando possíveis danos prematuros ou eliminando falhas já constatadas. 

Com isso, é possível garantir melhores condições operacionais e de segurança para os colaboradores envolvidos e não para por aí: a máquina ou implemento em total integridade de operação contribui ativamente nos manejos necessários para busca do aumento de produtividade direta e indiretamente. 

Conheça os tipos de manutenção dos implementos agrícolas 

As manutenções podem ser caracterizadas pelo tipo de operação e processo executado, com o objetivo de aumento e manutenção da integridade geral do equipamento.  

De modo geral, podemos classificar os tipos de manutenção dos implementos agrícolas como detectiva, preventiva, preditiva e corretiva. 

  • Manutenção Detectiva – Podemos definir como a busca por falhas não perceptíveis, feita com teste para detecção de falhas, considerando alguns parâmetros pré-determinados. Essa proteção evita situações perigosas e possibilita executar a manutenção de forma planejada, sem influenciar em outros processos de disponibilidade e uso dos equipamentos. 
  • Manutenção Preventiva – Este tipo de manutenção é realizado normalmente quando há desgastes de peças, com objetivo de evitar que aconteçam problemas mecânicos no decorrer da operação, que causariam impacto indesejado nos processos produtivos. 
  • Manutenção Preditiva – Está ligada a ação pré-estabelecida, por exemplo, informações captadas ou medida de desgastes que apontam a degradação da máquina ou implemento. É conhecida por revelar o tempo de vida útil dos equipamentos, pois antecipa possíveis necessidades de manutenções, para que elas não sejam feitas sem que realmente seja preciso e determina previamente as interrupções no processo produtivo. 
  • Manutenção Corretiva – Tem como objetivo consertar o que está quebrado ou em mau funcionamento. Pode ser confundida com preventiva, mas, o processo corretivo só é feito quando há parada do equipamento sem prévia ou programação e, demanda de fato, de uma solução a curto médio prazo. 

Qual o melhor período para realizar a manutenção? 

O melhor período para realizar a manutenção dos equipamentos vai depender do tipo de manutenção que precisa ser realizada, conforme explicamos acima. 

Uma boa alternativa é se programar para realizar a manutenção no período contrário ao de maior uso da máquina ou implemento. 

Gerenciar o uso e manutenção das máquinas e implementos agrícolas na fazenda é um grande desafio, mas manter o maquinário em bom estado e pronto para o trabalho em campo é essencial para garantir o sucesso do negócio. 

A manutenção em dia dos seus equipamentos agrícolas te protege de atrasos e perdas na atividade e garante a eficiência produtiva da propriedade.

Fale com nossos representantes e conheça nossas soluções para a sua lavoura. 

Postagens relacionadas
Dicas

ADUBAÇÃO EM MILHO: PRÁTICAS DE NUTRIÇÃO E AUMENTO DE PRODUTIVIDADE

No cenário nacional, o milho salienta-se como um cereal que possui múltiplas características e seu consumo se dá de diferentes formas, afinal, a sua composição de nutrientes favorecem o aproveitamento…
Saiba mais
AgronegócioDicas

NITROGÊNIO NA ADUBAÇÃO: AUMENTE SUA PRODUTIVIDADE

Quando pensamos em “grandes culturas”, de cara vem na cabeça os produtos que possuem expressividade na produção alimentar no mundo. São as conhecidas commodities. As commodities são espécies vegetais que…
Saiba mais
AgronegócioDicas

Implementos em aço inox: robustez e durabilidade

Você já sabe qual é a importância de realizar a manutenção dos implementos agrícolas e quais as consequências sofridas com a falta dela, mesmo para implementos em aço inox. Além…
Saiba mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *