Agronegócio

Mercado mira no aumento da exportação do algodão

Um dos pontos mais fortes do Brasil é o mercado agrícola. E com a exportação de algodão, o Brasil também é referência. Ficando apenas atrás dos Estados Unidos, nós somos o segundo maior exportador de cotonicultura. E a perspectiva do mercado é de aumento da exportação de algodão.

A volta das chuvas e cenário positivo para plantio, recuperou os estoques na safra 21/22 que finalizou agora em agosto. Visto isso, qual é a perspectiva para as exportações?

Exportação de algodão – cenário muito favorável

O mercado internacional de algodão de agosto/21 à julho/22 gerou um saldo positivo para o cotonicultor:  foi vendido para o mercado externo mais de 1,60 milhões de toneladas. A receita gerada foi significativa: mais de US$ 3,20 bilhões – em conversão com a cotação do dólar a R$ 5,15, aproximadamente 16 bilhões de reais. 

O maior destinatário dessa carga continua sendo a China, que importou 455 mil toneladas, abocanhando 27% do total de vendas. Depois vem o Vietnã com 275 mil toneladas e Turquia com 227 mil toneladas. 

E quais são as expectativas para a próxima safra

Com esse saldo alto e expectativas nas alturas, a perspectiva de exportação de algodão na safra 22/23 anima o mercado e os cotonicultores. Ainda mais com as recentes visitas feitas por algumas indústrias do setor têxtil.

Essas companhias são da Turquia, Vietnã, Paquistão, Coreia do Sul, Bangladesh e México, que vieram conhecer algumas fazendas em Mato Grosso, Bahia e Goiás. O motivo desse encontro foi verificar a colheita e observar o processo de beneficiamento das nossas plumas, além dos padrões de qualidade adotados.

Isso foi uma iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), juntamente com a Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), para demonstrar a qualidade dos fios do Brasil, atraindo mais clientes para exportação.

Se todo o cenário continuar contribuindo – chuvas, colheitas prósperas e mercado internacional favorável – as expectativas é que os estoques atinjam níveis altos e o aumento da exportação de algodão.

MP Agro

O algodão é uma cultura que precisa de um solo rico para sua produtividade ser rentável, além da correção da acidez do solo com calcário. A MP Agro possui máquinas para sua lavoura em qualquer lugar do país. Nossos representantes estão à disposição para apresentar nossas soluções para o seu negócio.

Postagens relacionadas
Agronegócio

Como utilizar o Plano Safra 2023/2024 para renovar os maquinários

Diante de um cenário de instabilidade e incertezas da economia, como o atual, é comum ter dúvidas sobre qual o momento certo para realizar os investimentos.  Com certeza, a melhor…
Saiba mais
AgronegócioNotícias

O que esperar para a safra 22/23?

O cenário nacional sofreu alterações segundo o último boletim da Conab (em 12 de janeiro de 2023), onde a expectativa e projeção de produtividade para a safra 22/23 sofreram redução,…
Saiba mais
AgronegócioDicas

NITROGÊNIO NA ADUBAÇÃO: AUMENTE SUA PRODUTIVIDADE

Quando pensamos em “grandes culturas”, de cara vem na cabeça os produtos que possuem expressividade na produção alimentar no mundo. São as conhecidas commodities. As commodities são espécies vegetais que…
Saiba mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adubadoras a Pronta Entrega