Um dos pontos mais fortes do Brasil é o mercado agrícola. E com a exportação de algodão, o Brasil também é referência. Ficando apenas atrás dos Estados Unidos, nós somos o segundo maior exportador de cotonicultura. E a perspectiva do mercado é de aumento da exportação de algodão.
A volta das chuvas e cenário positivo para plantio, recuperou os estoques na safra 21/22 que finalizou agora em agosto. Visto isso, qual é a perspectiva para as exportações?
Exportação de algodão – cenário muito favorável
O mercado internacional de algodão de agosto/21 à julho/22 gerou um saldo positivo para o cotonicultor: foi vendido para o mercado externo mais de 1,60 milhões de toneladas. A receita gerada foi significativa: mais de US$ 3,20 bilhões – em conversão com a cotação do dólar a R$ 5,15, aproximadamente 16 bilhões de reais.
O maior destinatário dessa carga continua sendo a China, que importou 455 mil toneladas, abocanhando 27% do total de vendas. Depois vem o Vietnã com 275 mil toneladas e Turquia com 227 mil toneladas.
E quais são as expectativas para a próxima safra
Com esse saldo alto e expectativas nas alturas, a perspectiva de exportação de algodão na safra 22/23 anima o mercado e os cotonicultores. Ainda mais com as recentes visitas feitas por algumas indústrias do setor têxtil.
Essas companhias são da Turquia, Vietnã, Paquistão, Coreia do Sul, Bangladesh e México, que vieram conhecer algumas fazendas em Mato Grosso, Bahia e Goiás. O motivo desse encontro foi verificar a colheita e observar o processo de beneficiamento das nossas plumas, além dos padrões de qualidade adotados.
Isso foi uma iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), juntamente com a Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), para demonstrar a qualidade dos fios do Brasil, atraindo mais clientes para exportação.
Se todo o cenário continuar contribuindo – chuvas, colheitas prósperas e mercado internacional favorável – as expectativas é que os estoques atinjam níveis altos e o aumento da exportação de algodão.
MP Agro
O algodão é uma cultura que precisa de um solo rico para sua produtividade ser rentável, além da correção da acidez do solo com calcário. A MP Agro possui máquinas para sua lavoura em qualquer lugar do país. Nossos representantes estão à disposição para apresentar nossas soluções para o seu negócio.