Ao dar início a uma nova safra, o primeiro passo é planejar! Entender bem as necessidades da cultura a ser plantada, o tipo de manejo, o estoque e o planejamento financeiro são passos fundamentais para garantir rentabilidade e sucesso na produção.
O produtor rural deve prever as ações a serem tomadas no decorrer do ano de cultivo e traças suas metas, lembrando que ouvir a opinião dos trabalhadores pode ajudar muito na hora de identificar pontos que precisam ser levados em consideração.
O mercado agrícola está vivendo um momento ímpar no qual, os produtores rurais que estavam acostumados a fecham a compra de sementes, fertilizantes e defensivos agrícolas muito antes de começar o plantio, agora também precisam começar a planejar suas compras de maquinário com grande antecedência, uma vez que o mercado está altamente aquecido.
Para realizar esse planejamento antecipado, você deve entender a necessidade desses bens necessários e os seus custos.
Decidir o nível de tecnologia que pretende utilizar e qual é a produtividade que você almeja, além de entender sua capacidade operacional.
O produtor rural tem que seguir calendário de plantio para evitar prejuízos, monitorar a safra e ter sempre em mente os riscos e como contê-los.
O produtor rural deve saber quais pragas, doenças e plantas daninhas que dificultam a sua produção, para ter pronto um planejamento das medidas de controle a serem tomadas ao longo da safra.
Além disso, existem quatro fatores-chave que você deve ficar atento durante o planejamento.
– Verificar os erros cometidos em safras anteriores
– Saber o histórico da área vai te garantir segurança na hora de tomar certas decisões.
– Unir ao planejamento financeiro e de estoque
Maquinário
Uma atividade indispensável e que pode interferir negativamente na produtividade se não for realizada é a manutenção preventiva dos maquinários, além de analisar a logística de uso durante todos os processos na fazenda. Portanto, logo após a safra é interessante realizar a manutenção e regulagens das máquinas e implementos, para que, ao iniciar a nova safra, não sofra atrasos nas operações de preparo do solo, adubação e semeadura. Leia mais sobre manutenção preventiva na matéria: https://mpagro.com.br/blog/dicas/manutencao-preventiva-garantia-de-maior-produtividade/