Ícone do site Blog da MP Agro, Inovação e Tecnologia para a Agricultura.

Importância Nacional do Algodão

importancia nacional do algodão

O algodão está entre as mais importantes culturas de fibras do mundo. Confira abaixo alguns dados que explicam a importância nacional do algodão:

Todos os anos, uma média de 35 milhões de hectares de algodão é plantada em todo o planeta. A demanda mundial tem aumentado gradativamente desde a década de 1950, a um crescimento anual médio de 2%. O comércio mundial do algodão movimenta anualmente cerca de US$ 12 bilhões e envolve mais de 350 milhões de pessoas em sua produção, desde as fazendas até a logística, descaroçamento, processamento e embalagem.

Segundo a Abrapa, nos últimos anos, o Brasil tem se mantido entre os cinco maiores produtores mundiais, ao lado de países como China, Índia, EUA e Paquistão. Ocupa o primeiro lugar em produtividade em sequeiro e tem figurado também entre os maiores exportadores mundiais. O cenário interno é promissor, pois estamos entre os maiores consumidores mundiais de algodão em pluma.

Novas técnicas de gerenciamento do campo, investimento, pesquisa e melhor beneficiamento aumentaram a qualidade e a quantidade do algodão brasileiro, adequando-o às necessidades das indústrias. Além do aumento da produção, a alta produtividade permitiu que o país destine uma fatia considerável de sua produção para o mercado externo, exportando algodão principalmente para Cazaquistão, Indonésia e Coreia do Sul. Tal análise deixa clara a importância nacional do algodão.

O algodão gera desenvolvimento nas regiões onde está presente por ter uma cadeia produtiva complexa e de alto valor agregado. Além de fornecedores de insumos, existem etapas em que esse produto passa pela indústria de fiação, depois para a tecelagem, confecção de vestuário e, finalmente, para o comercio de roupas. Além disso, também há utilização de subprodutos de produção como caroço e óleo que possuem papeis importantes na indústria química e de alimentação animal, integrando-se nas cadeias produtivas do leite e da proteína animal.

Os preços do algodão são determinados no mercado internacional. Além de um elevado custo de produção, a fibra de algodão enfrenta forte competição com as fibras sintéticas, o que vem provocando, na última década, uma forte instabilidade no preço das comodities do algodão nas Bolsas de Mercadorias mundiais. São considerado produto do Algodão as fibras produzidas pelo desenvolvimento dos capulhos, órgãos florais em amadurecimento, que são comercializados como plumas, para indústria têxtil. Além disso, com o processamento das plumas ocorre a utilização de subprodutos residuais do processamento inicial da pluma, como o caroço de algodão e o óleo de algodão para alimentação animal.

Com essa integração com a bovinocultura, o algodão se tornou o principal motor do desenvolvimento econômico de grande parte dos pequenos municípios do semiárido, principal região do Brasil produtora desde 1980. No entanto com o aparecimento do Bicudo-do-algodoeiro, praga de grande impacto na cultura que dizimou grandes lavouras, favorecendo e proporcionando uma evasão de local de plantio, sendo essa mudança do semiárido ao cerrado, ocupando atualmente, áreas superiores a um milhão de hectares, concentrada principalmente no Mato Grosso, Bahia e Goiás.

MP Agro

O algodão é uma cultura que precisa de um solo rico para sua produtividade ser rentável, além da correção da acidez do solo com calcário. A MP Agro possui máquinas para sua lavoura em qualquer lugar do país. Nossos consultores estão à disposição para apresentar nossas soluções para o seu negócio.

Sair da versão mobile