Site icon Blog da MP Agro, Inovação e Tecnologia para a Agricultura.

Aço inox: por que é tão resistente e durável?

em dois volumes há exemplo da coorsão do aço carbono à esquerda e do aço inox à direita, sendo o aço carbono muito mais corróído que o inox

Com o passar do tempo tem se tornado mais frequente o uso do aço inox em equipamentos e implementos utilizados nos processos agrícolas. Os produtores têm buscado cada vez mais por equipamentos confiáveis e duráveis, que estejam preparados para o dia a dia de trabalho pesado no campo, com a segurança de que terão longa vida útil e retorno positivo do investimento.

O que é aço inox?

É um material altamente resistente à corrosão, problema muito enfrentado no campo com equipamentos produzidos a partir de outros materiais. Esse é o principal benefício de seu uso na indústria de equipamentos e implementos agrícolas, mas existem ainda outros também importantes que precisam ser citados:

Por que não enferruja?

Ele possui uma camada natural de proteção chamada “camada passiva”. Ela protege da corrosão devido à presença do componente químico Cromo, que reage com o oxigênio do ar e forma uma camada fina e resistente que bloqueia o contato entre o oxigênio do ar e o Ferro (um dos componentes da liga de formação do material), evitando assim a sua oxidação.

Aço inox e aço carbono: qual a diferença entre eles?

A principal diferença entre eles está em sua composição química. O aço carbono é formado basicamente por Ferro e Carbono apenas, já o inox é composto principalmente por Ferro, Carbono, Cromo e Níquel.

Dessa forma, o aço carbono não possuí nada que isole o Ferro do contato com o oxigênio, por isso o processo de corrosão ocorre.

Assista ao vídeo e veja a diferença entre eles: