AÇO INOX: Durabilidade e Resistência
Com o passar do tempo tem se tornado mais frequente o uso do aço inox em equipamentos e implementos utilizados nos processos agrícolas. Os produtores têm buscado cada vez mais por equipamentos confiáveis e duráveis, que estejam preparados para o dia a dia de trabalho pesado no campo, com a segurança de que terão longa vida útil e retorno positivo do investimento.
O aço inox é um material altamente resistente à corrosão, problema muito enfrentado no campo com equipamentos que são produzidos a partir de outros materiais. Esse é o principal benefício do uso do aço inox na indústria de equipamentos e implementos agrícolas, mas existem ainda outros também importantes que precisam ser citados:
Facilidade de limpeza;
Durabilidade;
Sustentabilidade;
Resistência a altas e baixas temperaturas;
Visual moderno e tecnológico.
O que acontece com o aço inox que o torna tão resistente à corrosão?
O aço inox possui uma camada natural de proteção chamada “camada passiva”. Ela protege o aço inox da corrosão devido a presença do componente químico Cromo, que reage com o oxigênio do ar e forma uma camada fina e resistente que bloqueia o contato entre o oxigênio do ar e o Ferro (um dos componentes da liga de formação do aço inox), evitando assim a sua oxidação.
Qual a diferença entre o aço inox e o aço carbono?
A principal diferença entre eles está em sua composição química. O aço carbono é formado basicamente por Ferro e Carbono apenas, já o aço inox é composto principalmente por Ferro, Carbono, Cromo e Níquel.
Dessa forma, o aço carbono não possuí nada que isole o Ferro do contato com o oxigênio, por isso o processo de corrosão ocorre.
Assista ao vídeo e veja a diferença entre eles: