Todo agricultor rural sabe a importância de ter uma previsão do clima para os próximos meses. Afinal, as condições climáticas podem favorecer ou não a lavoura, além, claro, de influenciar no calendário de atividades previstas.
Por isso, acompanhar a previsão do tempo deve se tornar tarefa diária para não ter surpresas no futuro.
Saber que irá chover dentro dos próximos dias, por exemplo, permite melhor planejamento de quando a colheita ou irrigação devem ser feitas.
Não só, até para aplicação de defensivos agrícolas, saber a direção e intensidade do vento facilita a pulverização e evita desperdícios. Até saber quando será o período de ventos entra na lista de benefícios.
Então, continue lendo este artigo até o fim e saiba como estará o clima para os próximos meses.
Qual o clima para os próximos meses?
A primavera está se aproximando, 22 de setembro, e apesar de todos acharem que só a natureza irá florir, não é bem isso que acontece na prática.
Apesar de contar com algumas características que se estendem para todo o território, pode chegar períodos de seca ou chuvas intensas.
Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, é normal que as chuvas sejam mais volumosas e frequentes, favorecendo o plantio de soja, por exemplo.
Tal fenômeno marca a passagem entre uma das estações mais secas do ano, inverno, e a estação mais chuvosa, verão. Podem ocorrer episódios de ventos fortes e até granizo.
No Centro-oeste brasileiro, em específico, as temperaturas são mais altas, por conta da intensidade da radiação solar e, claro, dias de céu claro. No Nordeste pode ocorrer aumento no volume de chuvas, devido à intensificação do efeito La Niña.
La Niña: agricultores devem ficar atentos
Entender sobre o La Niña é importante para planejar as melhores ações para a agricultura e, também, o clima para os próximos meses que podem ser influenciados por ele.
Então, brevemente explicando, trata-se de um fenômeno de resfriamento das águas do oceano Pacífico e que influi no clima da América do Sul.
O Pacífico é o maior oceano da Terra e está em sua fase fria desde julho de 2020. O fenômeno só irá perder força a partir de janeiro de 2023, quando entra na Neutralidade Climática.
Segundo o InMet, o La Niña deve continuar atuando até o fim do inverno e, também, na primavera, segundo os modelos de previsão meteorológica.
Efeitos do La Niña
No Nordeste havia previsão de seca. Porém, os modelos meteorológicos ajustaram as previsões para uma ligeira alta nas chuvas, segundo o InMet.
Para o Centro-Oeste haverá atraso de chuvas da primavera. De qualquer forma, ainda estarão abaixo da média.
Alguns modelos sugerem chuvas acima da média, mas apenas para algumas regiões do Centro-Oeste e mais áreas do Pará, Tocantins e interior do Sudeste.
Benefícios de entender sobre o clima para a lavoura
Ao conhecer o tempo, ou seja, acompanhar a previsão do clima para os próximos meses, o agricultor terá muitos benefícios para a sua lavoura.
Entre os principais, podemos listar aqui:
- alertas de eventos severos de tempo, caso exista previsão;
- fácil entendimento;
- maior previsibilidade sobre o que irá acontecer;
- mais precisão para planejar as principais atividades da fazenda;
- tomada de decisão mais precisa e assertiva.
Como sabemos, o clima é extremamente dinâmico. Na maioria das vezes, não há como ter certeza sobre como o próximo dia será.
Ainda mais com a intensificação da poluição, desmatamento, contaminação do solo, entre outros fatores. Por isso, pode ser que haja chuvas, quando deveria ser seca e vice versa.
Cabe, portanto, apenas ao agricultor tomar a decisão mais adequada sobre como utilizar essas informações.
MP Agro
É sempre bom lembrar que para não ter arrependimentos e preparar o solo para qualquer que seja o clima, feche negócio com uma empresa experiente e de confiança. É por isso que a equipe comercial da MPAgro está pronta para atender as suas necessidades de acordo com o tamanho de seu negócio
Mais informações sobre o La Niña e a previsão climática para os meses de agosto a outubro estão disponíveis no Boletim Agroclimatológico, divulgado pelo Inmet AQUI.