Agronegócio

Aço inox: por que é tão resistente e durável?

em dois volumes há exemplo da coorsão do aço carbono à esquerda e do aço inox à direita, sendo o aço carbono muito mais corróído que o inox

Com o passar do tempo tem se tornado mais frequente o uso do aço inox em equipamentos e implementos utilizados nos processos agrícolas. Os produtores têm buscado cada vez mais por equipamentos confiáveis e duráveis, que estejam preparados para o dia a dia de trabalho pesado no campo, com a segurança de que terão longa vida útil e retorno positivo do investimento.

O que é aço inox?

É um material altamente resistente à corrosão, problema muito enfrentado no campo com equipamentos produzidos a partir de outros materiais. Esse é o principal benefício de seu uso na indústria de equipamentos e implementos agrícolas, mas existem ainda outros também importantes que precisam ser citados:

  • Facilidade de limpeza;
  • Durabilidade;
  • Sustentabilidade;
  • Resistência a altas e baixas temperaturas;
  • Visual moderno e tecnológico.

Por que não enferruja?

Ele possui uma camada natural de proteção chamada “camada passiva”. Ela protege da corrosão devido à presença do componente químico Cromo, que reage com o oxigênio do ar e forma uma camada fina e resistente que bloqueia o contato entre o oxigênio do ar e o Ferro (um dos componentes da liga de formação do material), evitando assim a sua oxidação.

Aço inox e aço carbono: qual a diferença entre eles?

A principal diferença entre eles está em sua composição química. O aço carbono é formado basicamente por Ferro e Carbono apenas, já o inox é composto principalmente por Ferro, Carbono, Cromo e Níquel.

Dessa forma, o aço carbono não possuí nada que isole o Ferro do contato com o oxigênio, por isso o processo de corrosão ocorre.

Assista ao vídeo e veja a diferença entre eles:

Postagens relacionadas
Agronegócio

Como utilizar o Plano Safra 2023/2024 para renovar os maquinários

Diante de um cenário de instabilidade e incertezas da economia, como o atual, é comum ter dúvidas sobre qual o momento certo para realizar os investimentos.  Com certeza, a melhor…
Saiba mais
AgronegócioNotícias

O que esperar para a safra 22/23?

O cenário nacional sofreu alterações segundo o último boletim da Conab (em 12 de janeiro de 2023), onde a expectativa e projeção de produtividade para a safra 22/23 sofreram redução,…
Saiba mais
AgronegócioDicas

NITROGÊNIO NA ADUBAÇÃO: AUMENTE SUA PRODUTIVIDADE

Quando pensamos em “grandes culturas”, de cara vem na cabeça os produtos que possuem expressividade na produção alimentar no mundo. São as conhecidas commodities. As commodities são espécies vegetais que…
Saiba mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *