Ícone do site Blog da MP Agro, Inovação e Tecnologia para a Agricultura.

A importância da correta adubação do solo

A correta adubação do solo vai muito além da aplicação de altas doses. É importante conhecer as necessidades de cada tipo de cultura, a variabilidade do solo e os tipos de aplicação. A aplicação de grande quantidade de adubo sem que haja uma análise das reais necessidades para o cultivo culminam sobretudo em desperdício de produto e investimento.

Com o avanço da tecnologia para a agricultura, hoje é muito mais fácil entender qual a melhor forma de realizar a adubação de acordo com as reais necessidades da sua área. Ferramentas como a agricultura de precisão e implementos agrícolas mais tecnológicos contribuem para essa realidade e refletem a evolução desse processo.

Mas afinal, como a adubação impacta na produção?

O bom desenvolvimento da lavoura está diretamente ligado com a quantidade de nutrientes oferecido pelo solo. Para o bom desenvolvimento da planta, é imprescindível que ela tenha à disposição a quantidade necessária de nutrientes.

É comum encontrarmos solos que apresentam baixo índice de fertilidade, o que significa que não é capaz de oferecer sozinho uma quantidade significativa dos nutrientes básicos para o crescimento saudável da planta. Quando isso acontece, é preciso equilibrar essa oferta através de adubos e fertilizantes.

São dois os tipos de adubos utilizados atualmente para suprir o déficit do solo. Os adubos orgânicos, que geralmente são restos de outras plantas que foram plantadas junto à cultura principal e sua palhada é rica em nutrientes úteis para outras plantas, e os adubos minerais ou sintéticos, que são originados de minérios através de um processo industrial para extração dos nutrientes.

A adubação é um dos fatores que impactam na produtividade da safra, mas não o único. O manejo da lavoura, as características da planta e as condições climáticas também são outros exemplos de fatores diretamente ligados ao resultado. Por isso, não podemos afirmar que uma boa adubação sempre renderá uma safra produtiva, mas com certeza uma safra produtiva sempre virá de um solo com alta fertilidade.

Agricultura de precisão

Nos últimos anos, a agricultura de precisão foi uma das tecnologias que mais transformou e impactou o processo de adubação e continua ativa e auxiliando produtores, safra após safra.

Ela permite o mapeamento do solo, identificando suas variabilidades para uma dosagem mais precisa de fertilizantes e corretivos, reduzindo consideravelmente os desperdícios com insumos, o que impacta positivamente nos custos. Além disso, evita a superdosagem, protegendo a lavoura e o bolso do produtor.

Possibilitando uma tomada de decisões mais precisas e baseadas em dados reais, a agricultura de precisão evita que uma mesma lavoura apresente resultados irregulares ao longo de sua extensão, uma vez que é possível dosar de forma exata os adubos e doses para cada área e cultura.

Método de adubação

O método escolhido para realização da adubação também impacta nos resultados desse processo. Dentre as técnicas conhecidas, vamos destacar a adubação a lanço, utilizada em todos os equipamentos MP Agro.

A adubação a lanço é realizada por equipamentos distribuidores que utilizam sistema de lanço, aplicando o adubo na superfície do solo. Pode ser realizada total ou parcialmente antes mesmo da semeadura, otimizando a produtividade.

A MP Agro ainda oferece a possibilidade de adubação a lanço em culturas mais altas e em estágio de crescimento mais avançado com a Linha Z, equipamento que transforma pulverizador autopropelido em distribuidor de fertilizantes.

A correta adubação permite otimização de insumos e um crescimento saudável da lavoura. A má gestão desse processo, além de gerar desperdício, pode prejudicar o solo, causando déficit de nutrientes que implicarão nos cultivos posteriores.

Sair da versão mobile